EQUIPAMENTOS

Conheça os equipamentos que comercializamos

DESCALCIFICADORES

O processo de descalcificação consiste na remoção de cálcio e magnésio da água através do processo de permuta iónica (resinas).

Para além da gama “standard”, projetamos sistemas de descalcificação adaptados às necessidades, os quais podem ser classificados em vários tipos, consoante o número de colunas de resina da unidade:
– Simplex (uma);
– Duplex (duas);
– Triplex (três),
– Quadriplex (quatro).

Em relação ao tipo de comando do automatismo, cada um destes equipamentos pode funcionar cronometricamente ou Volumetricamente. Qualquer sistema pode ser adaptado aos requisitos específicos de cada cliente.

HIDRAFLECK

Estes descalcificadores, totalmente automáticos, são compostos por colunas em fibra de vidro e válvulas FLECK, AUTOTROL ou CLACK.

 

HIDRAMATIC

Com colunas robustas em inox, são usados na indústria, hotéis e hospitais. Todas as operações de regeneração são realizadas através de válvulas pneumáticas, em função do tempo ou do caudal de água tratada.

DESFERRIZAÇÃO

Existem vários métodos para a desferrização da água, sendo os meios filtrantes os mais aplicados, como  BIRM e  CRYSTAL RIGHT. Existem limitações para ambos os processos, devido às características da água a tratar.

A configuração destes equipamentos pode ser do tipo simplex, duplex, triplex ou quadriplex e com comando volumétrico ou cronométrico. As válvulas podem ser FLECK, AUTOTROL, CLACK ou tipo pneumático comandas por um autómato.
O BIRM é mais económico, tanto em investimento como em manutenção, necessitando apenas de contra-lavagens com água, funcionando como um filtro normal. Para além de ferro, remove ainda o manganês.

O CRYSTAL RIGHT necessita de ser regenerado com cloreto de sódio, contudo para além de ferro, remove cálcio, magnésio e manganês.

DESNITRIFICAÇÃO

A desnitrificação é o processo de remoção de nitratos da água, através de permuta iónica. O meio filtrante é constituído por resinas fortemente aniónicas, sendo a sua regeneração efectuada com cloreto de sódio.

A configuração destes equipamentos pode ser do tipo simplex, duplex, triplex ou quadriplex e com comando volumétrico ou cronométrico.

As válvulas podem ser FLECK, AUTOTROL, CLACK ou tipo pneumático comandas por um autómato.

FILTRAÇÃO

Os sistemas de filtração são automáticos e podem ser de diversos tipos, e ser carregados com vários tipos de meios filtrantes, de acordo com a finalidade pretendida.

Neste tipo de equipamento é necessária uma lavagem periódica para eliminar a matéria em suspensão que fica retida no leito filtrante, de modo a restaurar a capacidade do filtro.
À semelhança dos descalcificadores, a lavagem é automática e pode ser comandada cronometricamente ou volumetricamente, tendo configurações simplex, duplex, triplex e quadriplex.

MEIOS FILTRANTES

Os filtros de multi-média destinam-se a remover partículas em suspensão e são compostos por várias camadas de meios filtrantes, com granulometrias ou até de meios filtrantes diferentes, dependendo das necessidades da água, de modo a garantir uma boa eficiência para cada tipo de água e finalidade pretendida.

O FILTER AG é um meio filtrante granulado, altamente eficaz na remoção de matéria em suspensão, sendo composto por pequenos grãos porosos e de superfície irregular.
Quimicamente, o FILTER AG é um silicato desidratado, apresentando importantes vantagens em relação aos filtros de areia tradicionais, tais como:
● Maior capacidade de filtração e grau de clarificação da água, permitindo trabalhar com unidades mais pequenas.
● Devido a tratar-se de um material mais leve e poroso, permite trabalhar com caudais e tempos mais baixos de contra-lavagem, economizando no consumo de água.

O carvão activo é meio filtrante composto por carvão granulado negro, utilizado para eliminar odores, gosto e cor da água.

Uma aplicação muito frequente do carvão activado é na remoção de cloro, após um processo de desinfecção, o qual altera o gosto e o cheiro da água.

Este meio filtrante é aplicável dentro de uma larga gama de valores de pH, mas a água não deverá conter óleos nem gorduras e um teor mínimo de matéria em suspensão e ferro.

Estes filtros são compostos por um granulado estável de carbonato de cálcio e de magnésio, o NEUTRALITE, o qual restabelece à água os seus minerais e pH de equilíbrio, eliminando o ácido carbónico existente. O resultado é uma água tratada quimicamente equilibrada.

O volume de NEUTRALITE depende do ácido carbónico existente e do caudal de água a tratar, sendo normalmente efectuados testes laboratoriais para o seu dimensionamento.

O NEUTRALITE é um meio filtrante que se consome, sendo necessário efectuar recargas periódicas.

DESMINERALIZAÇÃO

A desmineralização consiste no processo de remoção de sais da água conduzindo a uma água de elevada pureza.

DESMINERALIZADOR

Cada unidade de desmineralização é composta por duas colunas de resina: uma catiónica e outra aniónica. A regeneração das resinas é efectuada, respectivamente, com ácido clorídrico e soda caustica.

Dentro das configurações possíveis, existem sistemas simplex (uma unidade composta por duas colunas) e duplex (duas unidades compostas por duas colunas cada).
As válvulas de comando podem ser da marca SIATA ou do tipo pneumático comandadas por autómato.

OSMOSE INVERSA

A osmose inversa é uma técnica que consiste na difusão da água, a alta pressão, através de membranas sintéticas. Aplicando uma pressão superior à pressão osmótica, força-se a passagem de água através de membranas semi-permeáveis no sentido inverso ao da osmose natural.

Tal como a desmineralização, a osmose inversa produz uma água de elevada qualidade, mas com a grande vantagem de não utilizar produtos químicos nem neutralizar efluentes.

ÁGUA ULTRA-PURA

Para a produção de água ultrapura é efectuado um passo de polimento após um processo de desmineralização, podendo o processo de polimento ser:

– Resinas de leito misto (MB)
– Electrodeoinização (EDI)

Os sistemas de produção de água ultrapura mais comuns são os sistemas completos constituídos por osmose mais EDI, fornecidos em skid.

LEITO MISTO

Normalmente utilizado após um processo de desmineralização como processo de polimento.
Trata-se de uma ou mais colunas contento simultaneamente resinas catiónicas e aniónicas fort.

EDI

A EDI (Electrodeionização), utilizado maior parte dos casos depois de uma osmose inversa. Devido à ausência de produtos químicos, não há problemas de neutralização ou de eliminação de resíduos.

ULTRAFILTRAÇÃO

A Ultrafiltração é um processo conduzido por diferenciais de pressão que se utiliza para a eliminação seletiva de matéria em suspensão, partículas, macromoléculas de grande tamanho, matéria coloidal ou microorganismos, mas que não elimina iões ou matéria dissolvida como ocorre com a osmose inversa.

Os sistemas de ultrafiltração apresentam uma série de vantagens sobre a filtração convencional, como menor consumo químico, maior eficiência na eliminação de contaminantes, qualidade melhor e mais consistente do filtrado, maior compacidade e automatização mais simples.

Estes sistemas necessitam limpezas químicas periódicas para restaurar as membranas, que podem ser encontradas comercialmente em  várias configurações.

DESINFECÇÃO

ULTRAVIOLETA

O método consiste em fazer passar a água por um feixe de raios ultravioleta, o qual irá incidir sobre os microrganismos, inibindo a sua actividade celular, a desinfecção é imediata, não necessitando de tempo de contacto.
Devido à ausência de produtos químicos, não existe alteração de sabor, odor ou características físico-químicas da água.

DESINFECÇÃO QUÍMICA

Para alem das soluções mais tradicionais como doseamento  de Hipoclorito, apresentamos também sistemas de tratamento com ozono, e sistemas completos de Dióxido de Cloro que inclui um gerador de dióxido de cloro, a partir de uma solução diluída de ácido clorídrico e outra de clorito de sódio.

SISTEMAS DE DOSEAMENTO

Para um doseamento controlado e eficaz propomos sistemas completos, incluindo bombas doseadoras, depósitos de doseamento e contadores.
Apresentamos uma larga gama de cada um dos componentes de forma a propor um sistema adequado às necessidades.

SISTEMAS DE PRESSURIZAÇÃO

Apresentamos uma vasta gama de bombas e seus equipamentos assessórios e peças de desgaste.
• Bombas circuladoras de velocidade fixa e variável
• Bombas monocelulares
• Bombas centrifugas multicelures verticais e horizontais
• Sistemas de pressurização com uma ou varias bombas
• Bombas submersíveis
• Bombas para águas residuais

FILTROS DE MANGAS/CARTUCHOS

Possibilidade de copos transparentes para facilitar a inspeção visual do estado de mangas/ou cartuchos e o nível de depósitos a ser purgado.
Acessórios opcionais e peças sobressalentes para fornecer a capacidade de personalizar cada unidade para aplicações individuais ou para adicionar em várias unidades em um único sistema para fornecer soluções para determinados problemas de qualidade da água.
Para além de filtros de mangas, e cartuchos PP pode ainda utilizar cristais de polifosfatos ou carvão ativado para aplicações mais específicas.